Tuesday, July 12, 2005

Viva mediocridade! Diz o português

A mediocridade é algo que está enraizado na nossa sociedade. A vontade de nos transcendermos, acontece apenas quando é “para inglês ver”. Um exemplo magistral desse tipo de atitude foi o Euro 2004.
Voltando à mediocridade, um perfeito exemplo está na carreira dos professores. Foram introduzidas mudanças na lei que têm como base algo cada vez mais escasso... o bom senso.
É extraordinário ver a reacção ao termino da chamada “Progressão Automática”, outro nome pomposo para mediocridade. Esta é, a meu ver, uma das medidas mais importantes que este governo tomou, pois é na escola que começa este culto da mediocridade que domina o nosso povo. Esta “Progressão Automática” pelo parâmetro da idade, é tão válida como meio de avaliação, como pagarmos aos professores em função do comprimento do dedo grande do pé. Como é sabido, o parâmetro tempo apenas pode funcionar se estiver ligado ao parâmetro qualidade, pelo que não tenho dúvidas que tal como os bons alunos, os bons professores querem ser avaliados.
Este estigma de mediocridade está escondido erradamente atrás do escudo das políticas sociais, pois a meu ver não há política mais anti-social do que promover pessoas que nada fazem pela sociedade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home