Tuesday, March 14, 2006

Maltosa Irritante nº1

O Arranha teve hoje o prazer de lidar com a maravilhosa burocracia portuguesa, algo que estimula o seu instinto de praticar o desporto da "má língua", uma bela prática, absolutamente fundamental para a boa higiene mental de qualquer cidadão.
Apenas num pequeno aparte, fiquei surpreendido ao verificar que todo pessoal da repartição de finanças do 8º Bairro de Lisboa, trabalhava incessantemente ao som de Pearl Jam. Aqui está uma medida governativa que induz a uma melhor performance laboral. Ao sonorizar estas divisões de "funções" públicas com música que não é do agrado dos trabalhadores estamos a fazer com que estes executem algo de absolutamente inovador na função pública, ou seja, que se mexam. (Mais uma generalização ignorante de um segmento da sociedade portuguesa)

Enfim meus amigos, passando finalmente à maltosa irritante (MT), fiquemos com alguns exemplos:
MI1) "Verde-Código-Verde". Estas três palavras perfazem a expressão mais irritante que podem proferir ao Arranha. Porquê? Porque por esta altura da vida, penso que já está enraizado na sociedade portuguesa a sapiência de como se paga com multibanco. Dito isto, o Arranha entende essa atitude como uma forma de retaliação por parte de quem trabalha no sector quaternário, ou seja, nos Serviços. Como sabemos, o português não gosta de servir os outros e sendo exactamente essa a função de quem trabalha em Serviços, eles fazem questão de no epílogo da nossa relação comercial ficar com a última palavra, proferindo as palavras "Verde-Código-Verde", que são um mero sinónimo de "És uma perfeita besta."
MI2) Todas as pessoas que gostam de Jack Johnson, Toranja e Dave Matthews Band. São,como já referi anteriormente, as bandas de eleição para os chamados meninos-bem alternativos. Sentem-se profundos e inovadores. Neste segmento da sociedade, o dos meninos-bem, prefiro um menino-bem convencional, castiço, amigo das touradas e do sapato de vela.
MI3) A malta que pede ajuda para fazer tarefas ridículas.
Há, em todas as familias, um espécimen destes, ou seja, uma "pessoa humana" (a expressão mais rídicula da língua portuguesa) que pede ajuda para tudo.
Há tarefas que são solitárias e ainda bem que o são.
Pedir ajuda para "pôr-a-mesa" do jantar para menos de 5 pessoas é um acto irritante.
Como outros exemplos, temos:
- "Ajuda-me a pôr o saco no lixo."
- "Ajuda-me a mexer o puré."
- "Ajuda-me a limpar o tacho."
- Etc
Em relação a este tipo de tarefas nunca se deve pedir ajuda ou afirmar a necessidade de ajuda. Deve-se sim proferir, questionando:
- "Podes pôr um saco no lixo, sff?" ou "Podes mexer o puré, sff?"
A malta do ajuda-me em tarefas básicas dá-me comichões.
MI4) A malta artística.
Este grupo engloba aquele tipo de pessoas que só gostam de ir a sitios que tenham cores que diferem entre o laranja e o rosa-choque. É aquela malta que só se senta em puff's e fala sempre numa tentativa de atingir a chamada Tusa do Esquisito (TE). A TE não é mais do que a esgrima efectuada pela malta artística, em busca de quem viu o filme mais esquisito ou conhece a musica mais esquisita, etc... Esta é uma malta que não interessa, nem ao menino Jesus, e olhem que ele é um miúdo paciente.
MI5) As meninas reféns do telemóvel.
Estamos a falar de uma tal dependência, que o telemóvel se torna numa extensão física da sua mão. São aquele tipo de meninas que não aguentam estar 5 minutos seguidos a conversar sem olhar para ver se alguém lhes ligou e neste sentido, segundo o poeta Arranha, servem unicamente para a prática de girassóis (ver crónica de Alterações ao Vocabulário Sexual Corrente).
MI6) Condutores Caninos.
São, por e simplesmente, aqueles condutores que gostam de andar a cheirar o rabo ao colega da frente.
MI7) Aquele tipo de pessoas que não têm inimigos e que não dizem mal de ninguém. Estes Normopatas apenas exaltam as qualidades e o lado positivo de todas as pessoas, situações ou objectos. Dizem coisas como "Gostos não se discutem." ou "Deus fez-nos todos belos e bons.", ou ainda, "A beleza interior é que conta." Este tipo de pessoas já morreu, antes mesmo de nascer.
MI8) Os Você.
O que dizer destas pessoas...
Pessoas jovens que se tratam uns aos outros por você. Penso que uma simples e plebe expressão caracterizará bem os Você. Essa expressão é... "O fundo do poço".
MI9)Os Lampiões quando ganham e os Tripeiros (apenas os adeptos do Pinto da Costa) em todas as ocasiões.
As razões são óbvias.

Em suma, se toda esta malta fosse fuzilada, o mundo seria um sítio mais harmonioso. Mas esta é apenas a opinião de um pequeno pacifista que se dá pelo nome de Arranha

2 Comments:

Blogger Rit@ said...

Chiça pá! Se ir ao 8.º Bairro Fiscal te dá toda essa inspiração, recomendo uma ida ao Serviço de Estrangeiros e Fontreiras ou a uma delegação da Segurança Social.
Provavelmente a tua lista de MI aumentaria para 500 subtipos de pessoas hediondas.

12:05 PM

 
Blogger nataliE said...

gostei da frase: se toda esta malta fosse fuzilada, o mundo seria um sítio mais harmonioso.

fuzilada . harmonioso
parece-me bem! combina.

3:46 AM

 

Post a Comment

<< Home