Tuesday, March 28, 2006

Sousa Tavares, o adepto autista

Caros leitores, acabei de ler a crónica no jornal A Bola, deste premiado escritor de ficção.
E foi nesta tónica, a da ficção, que Sousa Tavares escreveu a sua crónica.
Foi assim que Sousa Tavares viu a arbitragem de Olegário Benquerença:
"E então, o que fez de tão terrível o árbitro, Olegário Benquerença? Não assinalou um canto a favor do FC Porto na primeira parte e um a favor do Sporting na segunda; deixou passar um lance duvidoso do Tonel sobre o McCarthy na área sportinguista, que eu também não acho que tivesse sido suficiente para penalty, mas que, ao contrário não deixaria de ter sido reclamado como tal pelos sportinguistas; deixou passar uma mão de Pepe que seria penalty, se de facto ocorreu dentro da área, mas que é precedida imediatamente de uma falta do Polga sobre o McCarthy, que permite lançar o contra-ataque; mostrou e bem o segundo amarelo ao Caneira, quando ele, já tudo sanado, resolveu ir meter-se numa discussão entre o Rodrigo Tello e o Raul Meireles, tendo todos logicamente visto o cartão; e expulsou o Bosingwa por uma falta que ele não cometeu. Eis tudo."
Eis tudo, quer dizer... Eis tudo o que você viu, caro amigo. E como já vi que deve ter visto o jogo com uma pala num dos olhos - ou talvez mesmo nos dois -, aqui fica o que perdeu.
Primeiro, vem o golpe baixo.
Não foi Tello mas sim Deivid que se envolveu com Raul Meireles. A pala devia estar muito bem posta nessa altura.
Bem, após a crítica de mau gosto passemos aquilo que Sousa Tavares perdeu, por culpa da malévola pala, claro.
Tudo pequenos pormenores, atenção.
O pequeno pormenor da cotovelada de Marek Cech a João Moutinho. (Expulsão nº1)
O pequeno pormenor de uma pisadela a um jogador sem bola por parte Lucho Gonzalez. (Expulsão nº2)
O pequeno pormenor de uma cotovelada de Pedro Emanuel a Deivid (1º lance), seguida de uma cabeçada (2º lance), mais uma vez a Deivid. (Expulsão nº3)
O pequeno pormenor da tentativa de agressão de Raul Meireles a Deivid e das enúmeras faltas merecedoras do cartão amarelo, efectuadas por este jogador. (Expulsão nº4)
O pequeno pormenor do cartão amarelo poupado a Pepe, seja penalty ou não.
O pequeno pormenor de dois foras-de-jogo mal assinalados a Deivid.
O pequeno pormenor de se ter dado a McCarthy uma oportunidade clara de golo, quando este se encontrava em fora-de-jogo.
O pequeno pormenor do cartão amarelo absolutamente rídiculo a Nani.
O pequeno pormenor da mão na bola de Bosingwa, falta essa sancionada por Olegário Benquerença, que segundo as regras do jogo - algo que Sousa Tavares não deve conhecer -, requer a amostragem de um cartão amarelo. Neste caso seria o segundo, logo... (Expulsão nº5)
O bonito episódio de Olegário ter dado o segundo amarelo a Bosingwa, pensando que seria o primeiro, episódio esse que demonstra a vontade que Olegário tinha em deixar no campo jogadores que lá não deviam de estar. Curiosamente, todos eles do FC Porto. Coincidência decerto...
O episódio de Caneira é absolutamente genial, em termos de comédia, claro.
Pela lógica de Miguel Sousa Tavares, Caneira devia ter sido expulso porque disse umas palavras a Raul Meireles. Ora bem meus amigos, seguindo esta lógica ia tudo à vida. Jogadores, treinadores, enfim... uma festa.
Em suma, tirando todos estes pequenos pormenores, a arbitragem foi, direi mesmo, excelente.
És brilhante Sousa Tavares, na ficção, é claro.

P.S. Ainda houve, segundo disse Jorge Coroado, um jogador do FC Porto que cuspiu noutro do Sporting (mais uma expulsão, desculpem a repetição mas estes jogadores do FC Porto são extremamente previsíveis). Não me lembro desse episódio mas caso tenha acontecido decerto que Sousa Tavares vê nesse acto, a cuspidela, uma abordagem social fraterna e amigável. Daí que para a próxima vez que o vir, trata-lo-ei de acordo com os seus valores.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O que é que se esperava de um jornal feito por benfiquistas e para benfiquistas??? Não sei é como é que ainda há pessoas (leia-se amantes do desporto pelo desporto,e.g., sportinguistas) que ainda se dão ao trabalho de comprar a maria dos jornais desportivos... Isso é perpetuar o favoritismo!!Para além disso o MST sempre tem umas opiniões muito distorcidas dos factos reais...esta é só mais uma... "Diz" que ele é jornalista..."diz que sim"...
Margarita la berde

2:18 PM

 

Post a Comment

<< Home