Sunday, October 23, 2005

A Grande Falha do Orçamento

Para grande pena minha, estou aqui, uma vez mais, para criticar a falta de seriedade dos decisores da nossa praça.
Estou a falar do Orçamento que foi apresentado esta semana pelo ministro Teixeira dos Santos.
Quando o ouvi utilizar expressões como:
Vamos reduzir o peso da máquina estatal na economia nacional.”
ou,
Vamos reduzir a despesa no estado.”
ou ainda,
O incumprimento fiscal será severamente punido.”
pensei...
Perdoai-lhes Senhor, pois eles não sabem o que fazem.”
Ainda pensei que os economistas chamassem a atenção para a política fundamental que permaneceu omissa neste orçamento, mas ao afirmarem que este é um orçamento sério, questiono-me sobre até que ponto são os nossos economistas, conhecedores dos verdadeiros problemas nacionais.
Penso que a grande falha neste orçamento para 2006 e nos outros que o antecederam, situou-se ao nível da roupa interior feminina, a dita Lingeréé.
Porquê a lingerie? pergunta o leitor atento.
Porque apenas com três palavrinhas unidas, se escreve a chave para todos os problemas de auto-estima do nosso belo país.
A Resposta para os problemas deste país é o.... Cinto-de-Ligas
Penso que a imediata introdução do Cinto-de-Ligas como peça obrigatória no vestuário feminino seria uma autentica bomba atómica para a melhoria da auto-estima portuguesa.
Porquê?
1º) Porque as mulheres sentir-se-iam mais poderosas em relação ao sexo oposto, o que aumentaria a sua auto-valorização.
2º) Porque os homens, como seres simples de fantasias medievais que são, ficariam eternamente agradecidos ao Governo em funções.
Num pequeno aparte explicarei às leitoras O porquê da fantasia medieval?
Porque todos nós, como espécimens românticos que somos, temos o sonho de personificar um cavaleiro da Idade Média que vai em auxílio de uma noviça aristocrata (ou para o caso uma lavadeira da plebe também serve). No entanto, a parte do salvamento será um mero contexto à parte da fantasia que realmente interessa. Essa será, quando a mesma noviça aristocrata (ou lavadeira da plebe), refeita do susto de ter estado aprisionada por malfeitores, se revela bastante travessa e procura dar uma lição de amor medieval ao seu salvador.
Bem, voltanto aos efeitos práticos que esta medida teria na sociedade portuguesa, parece-me que todos ganharíamos com ela, até a outros níveis. (excepção feita a Vitor Baía, José Carlos Malato, Carlos Castro, Herman José, Paulo Portas, Esquadrão G etc., que ficariam absolutamente na mesma com esta lei)
Vamos lá ver então, alguns exemplos que elucidem a utilidade do Cinto-de-Ligas.
Em relação à saúde...
Não tenho dúvidas de que os portugueses se tornariam mais saudáveis pois, como sabemos, os instintos sexuais são fundamentais para o bom funcionamento do sistema cardíaco-vascular (os problemas cardio-vasculares são a maior causa de morte em Portugal). Aliás, li algures que se um homem olhar em média 10 minutos por dia, para os seios de uma mulher, verá a sua esperança de vida aumentar 5 anos.
Assim sendo, está aqui dada a explicação para todas as mulheres que acharam que o Arranha andava a ter uma conduta algo tarada no último mês e meio (ando compensar o tempo de vida durante o qual não tive em meu poder esta informação, de forma a perfazer a tal média de 10 minutos por dia). Não o faço, neste caso, por ter uma mente lasciva (algo que tenho), mas sim pelo bom funcionamento do coração.
Outro exemplo, seria em relação à educação...
O Cinto-de-Ligas é um grande incentivo à assiduidade escolar. Digo isto, por me ter lembrado da minha própria experiência em relação às aulas de Físicóó-Química (corria o ano de 1994), em que a professora era uma acérrima adepta do Cinto-de-Ligas. Como é óbvio, o Arranha podia estar com 50 graus de febre e uma perna partida, que não seria por isso que iria faltar a uma aula.
Em suma, penso que todas as áreas da sociedade (Turismo, Justiça, Finanças, etc...) sofreriam um claro beneficio com esta simples medida, no entanto ela não é tomada.
Porquê? Pergunta o Arranha.
É a omissão destas medidas que fazem o Arranha pensar numa possível candidatura presidencial.
Será algo a reflectir.

1 Comments:

Blogger Chapim said...

Arranha...
O ministro apesar de gostar que o chamassem de Teixeira Lopes chama-se Teixeira dos Santos..

Além disso em todo o Minho é conhecido pelo Catroga do PS.

Abraço e continua a arranhar...

1:24 AM

 

Post a Comment

<< Home