Sunday, August 21, 2005

Sejam cépticos.

Na sociedade actual temos acesso ao que se chama de informação global. Essa informação é forçosamente redutora e induz a generalizações. Os media aparecem hoje como os profetas do verdadeiro como, porquê e onde? Eles são hoje em dia a fonte da chamada cultura, e as pessoas pensando que estão a receber uma informação total e imparcial dos factos, absorvem-na como tal. Há que ter em conta que determinados factos são deturpados e editados de forma a estabelecer uma imagem cujo objectivo é vender. Porque a informação e as notícias são um negócio. O objectivo destas é gerar dinheiro, não conhecimento. De modo que devemos ter sempre isso em conta e questionar a informação que nos é dada. É óbvio que nunca saberemos tudo sobre um determinado assunto, mas questionar as coisas não é um modo de combater essas mesmas coisas, mas sim de as compreender.
É minha opinião de que hoje em dia é mal visto questionar as coisas. O conformismo e a normopatia são a meu ver as correntes de pensamento actuais. Assimilar sem pensar é a ordem do dia.
Pensei nisto porque no outro dia pois fiquei aborrecido ao ouvir um familiar meu dizer que os árabes são fanáticos. É óbvio que a generalização por si só é asneira, mas todos gostamos de generalizar quando fazemos humor ou pura má-língua. Os ingleses são assim... os alentejanos são assado... etc. Todos nós já fizemos isso, mas numa conversa séria isso é uma clara demonstração de ignorância. Fico chocado com a maneira como as pessoas empregam estereotipos em conversas sérias, pois estereotipar é uma forma de desrespeito pelo verdadeiro conhecimento. Penso que o estereotipo é a forma mais simples de arrumar informação no cérebro, sendo por isso a escolhida pelos media. Quando ouço pessoas a dizerem coisas como “os árabes são fanáticos”, penso que algures noutro país haverá alguém com o mesmo tipo de raciocínio em relação aos portugueses. Esses dirão “Não leves crianças a Portugal porque lá é tudo pedófilo”. Se ouvirmos algum estrangeiro fazer estas declarações diremos que é um ignorante, pelo que devemos ter cuidado antes de fazermos determinado tipo de afirmações para não passarmos também por ignorantes. Esta cadeia de ignorância tem a ver com as imagens que nos são vendidas pelos media.
Por isso digo apenas uma coisa... sejam cépticos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home